O curso busca tomar o território da Baía da Ilha Grande como um laboratório a "céu aberto". Temos o objetivo de atrair alunos que estejam atuando na região, seja como educadores, agentes públicos, ativistas sociais ou recém-graduados, ampliando e consolidando nossas redes de pesquisa e atuação. O curso vem reforçar as estratégias de identificação e desenvolvimento de tecnologias sociais, conhecimentos, técnicas, instrumentos e métodos organizacionais elaborados ou recriados e formatados a partir da realidade e do contexto do território. Assim, a proposta é que as pesquisas e os trabalhos de conclusão de curso sejam orientados por processos de diálogos entre saberes tradicionais e científicos.
O curso busca ainda subsidiar o debate público e o planejamento de diretrizes de políticas públicas para a gestão de territórios e saberes na Baía da Ilha Grande, constituindo-se como um ambiente de troca e partilha de experiências que pode gerar inovações para outros contextos regionais.
O curso tem a duração de 18 meses, dividido em 6 bimestres, e totalizando 360 horas de aulas presenciais. As disciplinas são bimestrais e cada uma possui carga horária total de 30 horas. O curso tem 6 disciplinas obrigatórias: Metodologia e Projetos 1; Territórios e Territorialidades; Interculturalidade e Saberes; Políticas Públicas, Estado e Sociedade; Metodologia e Projetos 2; Seminários de Pesquisa. Para concluir a especialização, é preciso também fazer 6 disciplinas optativas e elaborar um trabalho de conclusão de curso.