Doutora em Desenvolvimento Sustentável, Mestra em Política e Gestão Ambiental e Especialista em Resolução de Conflitos Socioambientais pela Universidade de Brasília (CDS/UnB). É graduada em Psicologia pela Universidade de Taubaté, com formação na área de Psicologia da Saúde. Trabalhou na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República na área de políticas sociais voltadas para a nova classe média e desenvolvimento regional da Amazônia entre 2011 a 2013 e no ISAGS-UNASUR como assessora técnica em governança internacional na área de Determinantes Sociais da Saúde entre 2013 e 2017. Atualmente trabalha no Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Bocaina (OTSS/Fiocruz) em assessoria estratégica nos temas da Agenda 2030, avaliação, incubadora de tecnologias sociais e captação de recursos.
Mestra em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e graduada em História pela mesma instituição. Atua nas áreas de Gênero, Família e Sexualidade. Integrante do Grupo de Pesquisa em Família, Emoções, Gênero e Sexualidade (FEGS) da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Grupo de Pesquisa sobre Gênero e Mobilidade do Núcleo de Estudos de Gênero da UNICAMP (PAGU/UNICAMP). Atualmente é pesquisadora do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS/Fiocruz) onde desenvolve atividades relacionadas à Justiça Socioambiental e direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Vice-Diretor do Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), Professor Adjunto do Departamento de Geografia e Políticas Públicas, líder do Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais (GDEN/UFF), pesquisador associado ao Laboratório de Geo-Hidroecologia da UFRJ. Integra o Instituto de Reabilitação do Sistema Encosta-Planície, a Rede para Gestão de Riscos de Desastres - Bacia do Córrego Dantas, o Núcleo de Estudos em Agroecologia do IEAR/UFF e co-lidera a Rede de Educação para Redução de Desastres (RED). Experiência em estudos de impactos hidro-erosivos de plantios de eucalipto e gestão de risco de desastres sócio-naturais. Atua nas linhas de pesquisa de Geoecologia, Hidrologia, Geomorfologia e Prevenção de Desastres com apoio de Geotecnologias e Tecnologias Sociais.
Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ. Participou do Laboratório de Estudos em Teoria Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é membro do Laborotário de Estudos Hum(e)anos da Universidade Federal Fluminense e pesquisador associado do Instituto de Estudos da Religião e pesquisador associado do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - CEFi. Foi professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Atualmente é professor adjunto de pensamento político da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). É membro do Núcleo de Estudos sobre Estado, Instituições e Políticas Públicas - NEEIPP da Uff. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em teoria política, filosofia do direito, análise da violência e políticas de segurança pública.
Atualmente, é Professor Adjunto de Ciência Política do Bacharelado em Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). É Vice-Chefe do Departamento de Geografia e Politicas Publicas DGP-IEAR-UFF. É Coordenador do Nucleo de Estudos sobre Estado, Instituições e Politicas Publicas, NEEIPP da UFF.
Antropóloga, atua desde 2002 na defesa dos direitos coletivos de povos e comunidades tradicionais, com foco em patrimônio cultural associado aos modos de vida tradicionais. Ao longo de 9 anos no Instituto Socioambiental trabalhou com as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira e entre os ribeirinhos das reservas extrativistas da Terra do Meio, no Xingu. Desde 2018, integra a equipe do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, concentrando esforços nos processos de caracterização das comunidades tradicionais da Bocaina. Em 2006 obteve o título de mestre em antropologia com estudo sobre aspectos da relação entre natureza e cultura entre os Sanumá (Yanomami, de Roraima) e graduou-se em Ciências Sociais, ambos pela Universidade de São Paulo.
É professor adjunto do Departamento de Educação do IEAR/UFF. É Diretor do IEAR desde 2013. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou como professor Adjunto I da Universidade Estácio de Sá, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor associado da área de Educação e coordenador do Curso de Pedagogia, vinculado ao Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem - LEEL, do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, Sociologia da Educação e Organização da Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, cultura escolar, cultura da escola, escola e cultura(s), cultura social de referência, samba e cultura popular.
Advogado, mestre em Política e Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília. Analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente de 2004 a 2010, atua no Instituto Chico Mendes desde 2011.
Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto do Departamento de Geografia e Políticas Públicas (DGP) do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF). É pesquisador integrante ao Núcleo de Estudos Paleobiogeoclimáticos (NEPaleo) e do Grupo de Pesquisa GEOETUR - Geografia, Espaço e Turismo (UFF). Tem experiência nas seguintes áreas: Geologia Ambiental, Geoquímica Ambiental, Geografia Física, Poluição Marinha e Ecossistemas Aquáticos com ênfase em qualidade da água e sedimentos e degradação por resíduos sólidos em estudos e pesquisas relacionados à contaminação ambiental.
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). É mestra e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com ênfase em Teoria e Filosofia do Direito. Possui experiência em pesquisas relacionadas à Teoria do Direito, ao Direito à Cidade e à informalidade urbana. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Políticas Públicas ( IEAR/UFF).
Professora adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais e Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro da coordenação do Núcleo de Antropologia da Política (NuAP/UFRJ), e integrante dos núcleos de pesquisa Gênero e Ruralidades (UFRRJ), e BELAS - Núcleo de Estudos sobre Gênero, Identidade e Feminismo (UFF). Participa também do coletivo CASAS (Collective of Agrarian Scholar-Activists from the South). Foi professora substituta na Universidade Federal Fluminense (2016-2017), e atuou como professora colaboradora no CPDA/UFRRJ (2019). Realiza pesquisas com comunidades tradicionais e movimentos sociais, com interesse nos seguintes temas: terra, conflito, violência, gênero, política e relações humano-animal.
Professor de Geografia no Instituto de Educação de Angra dos Reis (UFF). É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestre em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA-UFG) (2010) e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (UFF) (2015) e esteve na condição de Visiting Scholar na University of Texas - Austin (2013). Atuou como professor de Geografia na Rede Municipal de Ensino de Goiânia entre os anos de 2007 e 2011 e foi um dos fundadores e pesquisadores do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Descendentes da Universidade Federal de Goiás (NEAAD/UFG). Atualmente realiza pesquisas nas áreas relacionadas a história da Geografia e do pensamento geográfico, relações raciais, movimentos sociais e educação escolar quilombola. Desenvolve também um projeto de formação de professores e de reorientação curricular nas escolas quilombolas da SME de Paraty-RJ.
É professor associado do Departamento de Educação do IEAR/UFF, tendo sido Diretor e Vice-Diretor (2012 a 2017) do IEAR. Possui Graduação em Pedagogia pela UEMG (1987); especialização em Alfabetização pela PUC-MG; Mestrado (1997) e Doutorado (2005) em Educação pela UFF; Pós-Doutorado no IEL - UNICAMP (2014), sobre educação e cultura indígena, e Pós-Doutorado em Linguística (2019) na Faculdade de Letras da UFRJ, sobre Ensino de Língua Guarani. Foi professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002 a 2010). Tem experiência nas áreas de Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena e construção de currículos diferenciados com escolas indígenas, caiçaras e quilombolas. Atualmente é Presidente do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Rio de Janeiro e Coordenador Pedagógico do Curso de Magistério Indígena. Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão há 23 anos entre os Guarani Mbya da Aldeia Sapukai, em Angra dos Reis.
Médico pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1984), Especialista em Medicina Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1986), Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (1991). Concluiu os créditos e apresentou projeto de pesquisa em planejamento urbano e regional pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR-UFRJ (1996), Doutor em Ciências - Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (2009). Foi Secretário Municipal de Saúde de Belém-PA (1997-1999), Diretor de Investimentos do Ministério da Saúde (2002-2005), Secretário-Geral e Presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (1997-1999). É pesquisador associado da Fundação Oswaldo Cruz e consultor de organismos internacionais e órgãos governamentais. Tem experiência nas áreas de Gestão Pública e Saúde Coletiva, com ênfase em Planejamento e Gestão Estratégica e Desenvolvimento Sustentável e Promoção da Saúde.
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), doutorado em Geografia (conceito 7) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e doutorado sanduíche em Geografia - Universitat de Lleida, Espanha (2015). Fez pós-doutorado no programa de pós-graduação em Geografia da UFRJ (2016-2019), e, desde 2019, é professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense no Campus Angra dos Reis. É membro-pesquisadora da ReCiMe (Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias), além de participar dos grupos de pesquisa: GRUCE-UFRJ (Grupo de Pesquisa sobre Reestruturação Urbana e Centralidade) e do GEBIG-UFF (Grupo de Estudos da Baía da Ilha Grande). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidades Médias, reestruturação econômica e urbana, novos processos no mundo do trabalho, segregação e fragmentação socioespacial, centralidades e periferias urbanas, violência e insegurança urbana. Atua também na área de Ensino de Geografia.
Engenheiro civil desde 1980, trabalhou com modelagem da qualidade da água e coordenou o Zoneamento Industrial da Região Metropolitana de Porto Alegre pelo órgão ambiental do RS. Pela prefeitura de Porto Alegre, desenvolveu o Programa Guaíba Vive, que promoveu o resgate sanitário, urbanístico, cultural e turístico desse rio. Foi secretário de meio ambiente de Pauini-AM. Analista ambiental do IBAMA/ICMBio desde 2003, foi gestor da FLONA Purus-AM, obtendo especialização em manejo de florestas pela UFLA em 2006. Desde 2014 é membro da equipe da APA Cairuçu em Paraty-RJ.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ-2003), Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF-2007), Doutorado em Antropologia pela mesma universidade (PPGA/UFF-2013), com bolsa-sanduíche na University of California, Hastings College of the Law/EUA (CAPES/2011-2012). É Professor Adjunto de Antropologia no Departamento de Segurança Pública, do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, na Universidade Federal Fluminense. É pesquisador vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC/UFF).Tem experiência na área de Antropologia atuando principalmente nos seguintes temas: consumo de drogas e sistema de justiça criminal.
Servidora da Fundação Oswaldo Cruz, atuando como pesquisadora no Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS). Tem experiência na área de Educação desde o ensino fundamental até a pós-graduação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2001), especialização em Gestão Educacional pela Universidade de Taubaté (2004), Mestrado (2007) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014). Trabalha com os seguintes temas: gestão de saberes, educação diferenciada e educação popular.
Professor de economia da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) e pesquisador da Rede de Pesquisa em Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist - IE/UFRJ). Doutor em Economia (UFRJ), possui mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento e graduação em ciências econômicas, ambos cursados na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do conselho científico do LALICS (Latin American Network for Economics of Learning, Innovation and Competence Building Systems); Prêmio Brasil de Economia 2018 COFECON (2o lugar - tese de doutorado); Realiza pesquisa em economia política & teoria econômica, desenvolvimento & subdesenvolvimento, políticas de inovação e sistemas nacionais e locais de inovação."
Professor adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), no curso de Políticas Públicas. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA/ CPDA/ UFRRJ), onde participa de pesquisas sobre mundo rural e agricultura familiar. Possui experiência em sociologia e antropologia, tendo como foco estudos sobre Estado e políticas públicas e tem se dedicado a pesquisas sobre agricultura familiar, Unidades de Conservação, gestão de territórios, comunidades tradicionais e agroecologia.
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia (2010); Mestra em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2018). Integra como pesquisadora a Rede Internacional Waterlat-GOBACIT, coordenando a comunicação pública sobre a Política Hídrica no Rio de Janeiro. Coordena o projeto de pesquisa "Água no Rio de Janeiro: Colapso e segurança hídrica" financiado pela FAPERJ com Jovens Talentos de escolas públicas de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Escolhida como Embaixadora de Saúde Planetária 2021 pelo Grupo de Estudos em Saúde Planetária do IEA/USP (GSP-IEA-USP). A produção intelectual situa-se de maneira transdisciplinar na interface entre Relações Internacionais, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Conflitos Ambientais, Planejamento e Gestão ambiental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Água, Mudanças Climáticas, Saúde Planetária, Mulheres, Agenda 2030 e Desenvolvimento territorial.
Graduado em Biologia, é mestre e doutor em Geografia, Pós-Doutor em Gestão da Biodiversidade e em Gestão de Riscos de Desastres. Foi Professor do Instituto de Florestas da UFRRJ e do Dep. de Geografia da UFRJ. É pesquisador associado do Laboratório de Geo-Hidroecologia e Gestão de Riscos (GEOHECO/UFRJ), do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres e Emergências em Saúde (Cepedes/ Cesthe/ Ensp/ Fiocruz) e pesquisador do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS/Fiocruz).
Professor Adjunto de Geografia Humana do Departamento de Geografia e Políticas Públicas (UFF-Angra). Graduado, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É vice-coordenador do Grupo de Estudos da Baía da Ilha Grande (GEBIG/UFF) e pesquisador associado do Grupo Retis/UFRJ. Atualmente pesquisa os temas: limites e fronteiras internacionais na América do Sul; zona de fronteira Brasil-Colômbia; geografia política e geopolítica; integração e segurança na América do Sul; desenvolvimento regional e conflitos territoriais na Baía da Ilha Grande; educação escolar diferenciada de comunidades tradicionais em Paraty.
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - UERJ (2009). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - UERJ (2016). Atualmente atua no Centro de Estudos Estratégicos ligado a Presidência da Fundação Oswaldo Cruz, ex- diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e professor titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação politécnica, iniciação científica e educação profissionalizante e promoção da saúde.
Professor Adjunto de Geografia Regional do Departamento de Geografia e Políticas Públicas (IEAR/UFF). É doutor em Geografia pela Université Jean Moulin Lyon 3 (França). Pesquisa cidades e sociedades urbanas, particularmente no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: segregação, fragmentação e desigualdades sócio-espaciais; transformações contemporâneas dos espaços urbanos; práticas e representações espaciais; política e planejamento urbanos.
Doutora em Geografia pela UFRJ na área de Planejamento e Gestão Ambiental, com estágio Pos-Doutoral em Geografia (UFRJ - 2010/2011). Professora Associada do Departamento de Geografia e Políticas Públicas do Instituto de Educação de Angra dos Reis/UFF, é docente permanente do Programa de Pos Graduação em Geografia da UFRRJ (PPGGEO). Atua também como docente colaboradora do Programa de Pós Graduação Biodiversidade em Unidades de Conservação e pesquisadora dos grupos de pesquisa do CNPq: Espaço, Sensoriamento Remoto e Análise Ambiental da UFRJ, Grupo de Estudos da Baía da Ilha Grande (GEBIG/UFF) e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Turismo da - NEPET, da UFRRJ.
Doutoranda, Mestre e graduada Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisas em Geografia Ambiental e Ecologia Política (GAEP/UFRJ). É militante na Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (SAPÊ) e compõe o coletivo de coordenação. Professora de geografia na Prefeitura Municipal de Angra dos Reis na Escola Municipal Alexina Lowndes e membro da Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)Ambiental. Tem experiência de pesquisa em desastres e conflitos ambientais; riscos e direito à moradia; lutas sociais e justiça ambiental.
Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (2006), e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Tecnologia para Desenvolvimento Social - Linha de Pesquisa Gestão Participativa do Núcleo Interdisciplinar em Desenvolvimento Social- NIDES / UFRJ: Projeto de Pesquisa - Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu: um olhar sobre a gestão participativa, Paraty, RJ em 2020. Atualmente atua como Educadora Popular no Projeto Redes executado pelo Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Bocaina - OTSS. Hoje é uma das Cofundadoras da Coletiva Mulheres da Terra - Caiçaras da Baia de Ilha Grande, origem e ancestralidade caiçara de Paraty. Militante do Fórum de Mulheres de Paraty, movimento social pela luta dos direitos e pela vida das mulheres de Paraty. Atuou por 10 anos como extensionista do NIDES no Projeto Etnodesenvolvimento na Aldeia Itaxi Mirim, Terra indígena Parati mirim, Paraty, RJ - Núcleo de Solidariedade Técnica - SOLTEC - NIDES - UFRJ e no Núcleo UFRJMAR - UFRJ: Organização da Festa do Mar e do Sol - evento educativo para crianças da rede Escolar de Paraty; Organização do Desafio Solar Brasil: Corrida de embarcações movidas a Energia Solar; Professora do Curso TecNaval Paraty: Curso de Extensão em Técnicas de Construção de Pequenas embarcações; Representante de Núcleo UFRJMAR no Conselho da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, Paraty, RJ.
Graduado em Pedagogia: Docência e Gestão dos Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe- UFS, Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas pelo Museu Nacional - UFRJ e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED/UERJ. Fez o Pós-Doutorado no ProPED/UERJ com o projeto "Ficções de itinerários de pesquisa em Educação Escolar Indígena". Compõe o grupo de pesquisa "Currículo, Cultura e Diferença" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ e é coordenador do grupo de pesquisa "Currículo, Diferença e Formação de Professorxs -CNPq ". É professor adjunto do Departamento de Educação (DED) de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no Magistério Guarani, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais - PPGER/UFSB, professor convidado na Licenciatura Intercultural Indígena - Prolind/UFES de 2015-2022. Atua especificamente nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena e Educação Indígena, interculturalidade, revitalização linguística, diferença, currículo, gênero, sexualidades, crianças e infâncias. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação (ANPEd) no GT de Currículo e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).
Graduado em Geografia pela PUC-Rio (2000); Mestrado (2004) e Doutorado (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ. Atuou como Analista de Pesquisa em Geociências no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN. Atualmente é Professor Adjunto de Geografia Física do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais (GDEN/UFF) e pesquisador associado ao Laboratório de Geo-Hidroecologia e Gestão de Riscos (GEOHECO/UFRJ)
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Mestrado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente lotado na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), atua na Coordenação Geral de Projetos Especiais. na formulação e implementação de novas atividades de capacitação para servidores públicos.
Professora Adjunta no curso de Políticas Públicas (Bacharelado) do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). Doutora e Mestra em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PGCP/UFF), além de Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Professora nos cursos de pós-graduação Lato Sensu "Gestão em Administração Pública" e "Gestão Pública Municipal", organizado pela Universidade Federal Fluminense (CEAD). Líder do grupo de pesquisa “Bela, recatada e do lar: Núcleo sobre Gênero, Identidade e Feminismo – BELAS”. Tem se dedicado a pesquisas referentes a análises e implementação de Políticas Públicas - em especial voltadas às questões de gênero, além da interação entre empresa privada, Estado e políticas públicas. Áreas de pesquisa: Implementação e avaliação de políticas públicas, Políticas Públicas e expansão do Ensino Superior no Brasil, Implementação e avaliação de programas na área de Responsabilidade Social. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Democracia, Sociedade, Gênero, Feminismo, Movimentos Sociais, Empresa, Empresário.
Professora Adjunta no curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), onde ministra disciplinas nas áreas de educação infantil, pesquisa da prática pedagógica (estágio supervisionado), alfabetização, antropologia, corpo e movimento. Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com período de estágio "sanduíche" no Museu Nacional- UFRJ. Membra do Grupo de Pesquisa Ciranda - Laboratório de estudos de lazer, infância e cidades- CNPQ /UEMG. Desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão principalmente nos temas: infâncias, culturas, territorialidade, povos tradicionais, educação diferenciada,alfabetização, processos de ensino-aprendizagem e formação de professores.
Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Politécnica de Campinas (POLICAMP), foi extensionista na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unicamp (ITCP), mestre em Ciência Política pelo Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (DCP/IFCH), atualmente é Pesquisadora e Coordena a Incubadora de Tecnologias Sociais no Programa Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina que é uma parceria da Fundação Oswaldo Cruz com o Fórum de Comunidades Tradicionais de Paraty/RJ, Angra dos Reis/RJ e Ubatuba/SP.
Mestre em Ciência do Solo e Graduada em Agronomia pela UFRRJ. É servidora pública do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, com experiência na gestão de unidades de conservação e mosaicos, com atuação voltada para o fortalecimento da participação social na gestão ambiental pública. É instrutora do curso de formação em gestão socioambiental do ICMBio. Atua no território de Angra e Paraty desde 1998, inicialmente no movimento social, junto à SAPÊ, e a partir de 2002 como servidora pública.
Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Ciências Biológicas também pela UFF. Mestre em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PGCA – UFF). Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS-UFRJ). Professora de ciências e biologia na rede municipal de Paraty e na rede estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência com educação ambiental crítica, justiça ambiental e povos e comunidades tradicionais.
Mestre pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2007), formou-se em Jornalismo pela PUC-MG (2002), com extensão pela Universidade de Navaja (Espanha). Foi colunista e repórter especial da revista JB Ecológico e integrou as assessorias de comunicação da UNESCO (Brasil) e da UNICEF (Angola) e a secretaria-executiva da Rede de Tecnologia Social (RTS). Como consultor, trabalhou para Oxford Policy Management, UNESCO e OEA nas áreas de planejamento de comunicação, prospecção de cenários e sistematização de experiências de desenvolvimento. Atuou como coordenador de conteúdo e redes sociais da Cúpula Social do Mercosul, da Arena Socioambiental (Rio+20) e do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas. Premiado pelo Curso de Jornalismo Intensivo d'O Estado de S. Paulo, integra atualmente a coordenação de comunicação do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) e a Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.